Orquestra Ouro Preto - Centro de Cultura de Alagoinhas


Orquestra Ouro Preto apresenta Série The Beatles em Alagoinhas
Patrocinada pela Petrobras, formação mineira leva a Alagoinhas série de destaque na International Beatle Week, em Liverpool.
Grupo é finalista no Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Álbum de 2014.
Completando 15 anos de história, Orquestra transita entre os universos da música erudita e popular.
Com patrocínio da Petrobras, a Orquestra Ouro Preto realiza apresentação gratuita em Alagoinhas no próximo dia 21 de maio. Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, a formação mineira leva à cidade a Série de Concertos The Beatles. O concerto acontece às 20h30, no Centro Cultural de Alagoinhas. Os ingressos serão retirados uma hora antes do concerto na bilheteria do teatro.
Sucesso de crítica e público, a série The Beatles percorreu diversas cidades, incluindo participação na última edição da International Beatle Week – tradicional evento inglês dedicado à obra dos Beatles –, em Liverpool, onde se destacou em três elogiados concertos, como no Philharmonic Hall de Liverpool, uma das salas mais importantes da Inglaterra.
Dialogando os universos da música erudita e popular, o concerto propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra (composta por 20 músicos) a uma banda de rock.
O repertório da apresentação abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos que há muito fazem parte do imaginário coletivo até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos. Destaque para Day Tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire.
A apresentação privilegia a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada. “O objetivo dessa escolha é manter fidelidade às peças, desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmar o caráter atemporal da obra do quarteto”, explica o Maestro Toffolo.
Além de renovar a paixão pelo repertório do Fab Four, o concerto vem seduzindo novas gerações pela descoberta incrível da universalidade melódica da banda inglesa, em uma roupagem clássica.
Repertório The Beatles
Day Tripper, Come Together, Here, There and Everywhere, Yesterday, Help, Blackbird, Because, Eleanor Rigby, In My Life, She Love's You, Penny Lane, Let It Be, Don’t Let Me Down, Something, Imagine, With a Little Help From My Friends.

Orquestra Ouro Preto
Ao longo de quinze anos de atividades ininterruptas, a OOP sempre se destacou pela competência e virtuosismo de seus músicos. Patrocinado pela Petrobras, o grupo tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas, fundamentando seu trabalho em linhas de atuação específicas, que a distinguem de outras orquestras, a exemplo da universalidade da música, tendo como base o repertório clássico; a latinidade como fonte de identidade e referência, além do ineditismo e experimental, mediante o diálogo entre os universos das músicas clássica e popular.
No campo da música experimental, lançou, ao lado do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença o DVD Valencianas (Deck Disc). O trabalho homenageia a trajetória de Alceu que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua obra arranjada para música de concerto. Assim, canções como La Belle Du Jour, Coração Bobo, Tropicana, Anunciação, Sino de Ouro e Porto da Saudade ganharam contornos orquestrais. Pelo disco, a OOP é finalista do Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor álbum de MPB. Considerado o Oscar da Música Brasileira, o prêmio foi criado em 1998, consolidando-se como prêmio de maior prestígio da música feita no país. O Prêmio exalta o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil reunindo, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais brasileiras.
Em seu legado, destaca-se ainda a indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco instrumental, pelo álbum Latinidade e apresentações em importantes cidades do país e exterior. Recentemente, realizou uma série de concertos em Portugal e na Galícia, divulgando a música de concerto brasileira contemporânea, em parceria com a Missão do Brasil junto à Comissão dos Países de Língua Portuguesa| CPLP. Denominado Turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa, o projeto prevê ainda concertos em Cabo Verde, Açores, Moçambique, Angola, Macau e Timor Leste.  

SERVIÇOS
Orquestra Ouro Preto apresenta Série The Beatles em Alagoinhas
Dia: 21/05
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural de Alagoinhas
Entrada Gratuita

Sugestão de Fonte - Maestro Rodrigo Toffolo: 31 – 9217 – 0300
Assessoria de Imprensa – Orquestra Ouro Preto
Saulo Rios/Lídia Ferreira: 31 – 9217 – 0400.